Unidade: CAPS AD III CAPELA DO SOCORRO
Visualizações: 182
Combate ao consumo do tabaco é tema de passeata do CAPS AD III
Em maio foi comemorado o Dia Mundial sem Tabaco e os atendidos pelo Grupo de Tabaco do CAPS AD III Capela do Socorro organizaram uma passeata na Av. Senador Teotônio Vilela como forma de sensibilizar a população sobre o tema.
Os participantes criaram faixas e anúncios indicando a importância dessa campanha e conscientizando sobre a existência de estratégias para cessar o consumo.
O tabagismo é um problema que afeta cerca de 20 milhões de pessoas só no Brasil, segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA) e o Ministério da Saúde. Além de ser um causador de mortes evitáveis em potencial, o tabaco está frequentemente associado ao consumo de outras substâncias.
O tabaco e outras drogas
O cigarro, muitas vezes, é a porta de entrada para o consumo de outras drogas, como o álcool, maconha e substâncias ilícitas, pois atua como um facilitador neurobiológico, isto é, pode alterar a forma como o cérebro responde a outras drogas, tornando mais provável a dependência.
Além disso, acontece o que pode-se chamar de “dependência cruzada”, quando a dependência de uma substância pode reforçar outra, como o uso de álcool enquanto fuma, por exemplo. Nesses casos, o ciclo de dependência se torna ainda mais difícil de quebrar.
Medidas de combate
A melhor forma de combater o tabagismo é por meio da prevenção, principalmente durante os primeiros anos da vida adulta. Conscientizar a população sobre os riscos, como diversos tipos de câncer, doenças cardíacas e AVC, e sua ligação com outras drogas também pode ajudar a prevenir o início do uso.
Também é importante falar sobre as opções de tratamento, que pode incluir medicamentos, suporte psicológico e terapia comportamental.