Unidade: Governo Geral

Visualizações: 547

Conheça Lizeth Nathaly, Irmã Hospitaleira do Hogar Belém, na Argentina

Você sabia que…?

Você sabia que temos uma área de cuidados em psicogeriatria e saúde mental que presta cuidados especializados e integrais para pessoas com perturbações mentais e suas famílias? Isso inclui tratamento farmacológico e psicoterapêutico, reabilitação psicossocial e apoio à integração social.

Apresentamos a vocês a irmã Lizeth Nathaly Checa Calero, que acompanha e ajuda os moradores do Hogar Belém, na Argentina, nas diversas atividades diárias, além de fazer parte da equipe de comunicação da instituição.

Há quanto tempo o Hogar Nossa Senhora de Belém atua e qual é a sua especialização?

O Hogar Belém abriu suas portas em 10 de dezembro de 1971 para atuar no cuidado especializado de idosos.

Como é vivida a missão das Irmãs Hospitaleiras no centro?

Procuramos dinamizar a prática constante da hospitalidade no cotidiano, promovendo os valores carismáticos.

A experiência espiritual e a ação apostólica de nossos fundadores, São Bento Menni, Maria José e Maria Angustias, continuam a inspirar nosso trabalho. Os valores que eles encarnaram encontram, hoje, reconhecimento explícito na assistência aos idosos.

A participação de tantos colaboradores que enriquecem a missão com este carisma exige que vivamos nossa identidade de forma renovada e compartilhada.

Quantas pessoas residem atualmente no centro?

Atualmente atendemos 94 residentes, com capacidade para 100 leitos.

Que tipos de patologias físicas e/ou mentais estão atualmente associadas aos moradores da casa?

Devido à idade, estão associados ao comprometimento cognitivo funcional, declínio progressivo da capacidade e habilidades para a vida diária.

Eles não têm possibilidade de realizar atividades de forma autônoma e, em alguns casos, apresentam deterioração cognitiva progressiva e doenças crônico-degenerativas, exigindo cuidados médicos mais especializados.

Qual a abordagem e filosofia de atendimento domiciliar para residentes com maior grau de dependência e necessidade de cuidados especiais?

Para responder de forma adequada e integral às diferentes necessidades dos nossos residentes, seguimos o critério fundador "ciência e caridade andam de mãos dadas". Os profissionais de cuidados domiciliares trabalham em equipe e numa perspectiva interdisciplinar.

Como é o dia a dia de um morador do centro? Que atividades e propostas são realizadas semanalmente?

Realizamos as atividades de acordo com o estado de saúde físico-psíquico de cada residente.  Temos várias atividades ao longo da semana, distribuídas por dias, para a maioria dos semi-dependentes.

Contamos com oficina de musicoterapia, artesanato, leitura, yoga, ginástica, dança, atividades lúdicas, terapia cognitiva, atividades religiosas e acompanhamento espiritual. Quando necessário, também disponibilizamos sessões de cinesiologia e psicoterapia.

Como você descreveria o Hogar Nossa Senhora de Belém em uma frase?

"Calor de lar".